PLANO DE AULA - CONSCIÊNCIA NEGRA
INSTITUIÇÃO: Faculdade SSR
CURSO: História da África PERÍODO: 2012.1
CARGA HORÁRIA: 1/hora/aula
PROFESSORA: Sandra Rocha e Fanny Manuella
TEMA DA AULA: Consciência Negra II
OBJETIVO GERAL
Compreender a importância que a Lei 10.639/03 representa no contexto sócio-político para a cultura afro-descedente e a afro-brasoleira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o país tanto sofre.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:.
- Reconhecer
e discutir a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e
cultura da África, e o que ela muda no contexto sócio-político na
sociedade atual;
- Reconhecer
a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou
melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do
movimento negro no Brasil;
- Estimular
os alunos à construção de questionário para entrevistar e pesquisar sobre
comunidades quilombolas e sobre os afro-descendentes:
CONTEÚDOS
1. Abolição da escravatura no Brasil e suas leis;
2. Continente africano;
3. Consciência Negra.
METODOLOGIA
- Aula expositiva e dialogada
RECURSOS DIDÁTICOS
- Datashow
- Vídeos
- Lousa
- Piloto
QUESTIONAMENTOS
1. Qual a nossa relação com outras culturas?
2. Por
que a maioria dos brasileiros ainda hoje pensa, agem e vêem as pessoas negras de forma
preconceituosa?
3. Quais são nossos valores, nossos sentimentos, nossos ideais?
TEORIA DA APRENDIZAGEM: Contextualizando
- O professor iniciará a aula mostrando aos alunos através do data show, mapas do continente africano, cada País, línguas faladas, fotos diversificadas, baixadas da internet, fazer comentários questionando os alunos:
- Por que 13 de maio é menos significativo que 20 de novembro? Promovendo através de diálogo uma reflexão sobre o tema da aula.
Você já parou para pensar quantas coisas de origem africana, estamos acostumados a usar, ver e ouvir no nosso dia-a-dia?
- Que herança africana é de grande importância para o nosso País, que inclui não só a variedade de palavras, incorporadas á Língua Portuguesa, como também os ritmos e a arte alegre e colorida dos povos da África?
- Que mistura de etnias, que inclui os africanos, gerou a diversidade da cor e a riqueza da cultura brasileira?
ATIVIDADE
- Fazer um resumo crítico da História de Zumbi dos Palmares, entregar na próxima aula e fazer a socialização dos resumos.
AVALIAÇÃO
- Processual continua e participativa.
Sugestões de videos:
Consciência Negra
Nenhum comentário:
Postar um comentário