domingo, 29 de abril de 2012

PLANO DE CURSO - HISTÓRIA LICENCIATURA




FACULDADE SSR

Rua das Árvores, 256, centro- Maceió-AL. Fone: 2233-5566



CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA


PLANO DE CURSO




1. IDENTIFICAÇÃO


 CURSO: HISTÓRIA LICENCIATURA


 DISCIPLINA: História da África e da Cultura Afro-brasileira


 CARGA HORÁRIA: 76 h/a- Frequência mínima : 75% (57 aulas); Faltas toleradas: 25% (19 aulas)


 PERÍODO: 1º SEMESTRE, 2012

 
FROFESSORAS: Sandra Santana Rocha- CONTATOS- sandra.s.rocha@hotmail.com
                             Fanny Manuella Santana dos Santos- fanny_manuella@hotmail.com

 SITE PARA DOWNLOAD DE MATERIAL DE APOIO:.http://estudandoentendendohistoria.blogspot.com.br/

  
2– EMENTA


Analisar os principais aspectos da história da África. A África Pré-colonial. O processo

de colonização. A diáspora. O processo de independência. Identificar e comparar os

aspectos culturais relevantes da cultura afro-brasileira. Analisar a Lei 10.639/03 e

sua implementação. Comunidades negras no Brasil.


  3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA


A História da áfrica e da Cultura Afro-brasileira enquanto disciplina curricular contribuirá para a formação do Licenciado nas mais diversas formas, como possibilitar a aprendizagem e compreensão da história da África enquanto processo educativo. Está disciplina estará focada na prática educativa. 


 4- OBJETIVOS


 4.1. Geral

 A bordar os principais aspectos teóricos e práticos do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira.


4.2. Específicos

Analisar os principais aspectos da história do continente africano desde a formação

dos primeiros reinos ao processo de descolonização;

Analisar as diferentes fontes relativas à história do continente africano;

Identificar os aspectos geográficos do continente africano e suas influências;

Analisar a história do tráfico de africanos e suas conseqüências;

Analisar como aconteceu o processo de independência dos Estados africanos;

Identificar e analisar aspectos da cultura afro-brasileira;

Identificar as principais ações do movimento negro organizado e a luta contra o

racismo e a discriminação.

Analisar a Lei 10.639/03; Identificar e analisar aspectos organizacionais das lutas contra o racismo e a descriminação

  
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


 Unidade I- DISCIPLINA HISTORIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CURSO HISTÓRIA LICENCIATURA
 

A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA DENTRO DO CONTEXTO HISTÓRICO.


 Unidade II- A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS

- As fontes


-Fontes orais


-Relatos de viajantes


-O imaginário europeu sobre a África 


-O quadro geográfico e suas influências 


-A influência da natureza sobre a organização africana 


-História dos povos africanos 


-Etiópia; Núbia; Congo; Ghana; Iorubas; 


-Organização social e administrativa dos reinos africanos


-Vida econômica na África antes dos descobrimentos 


- Caça; Pesca; Coleta; Agricultura; Criação de gado; Indústria; Comércio;


-A exploração dos recursos naturais; 


-A diáspora 


-As nações independentes e o difícil caminho para o desenvolvimento;


-A África livre e saqueada;


-Heranças do colonialismo ainda estão presentes


-diversidade cultural africana;


-Comunidades quilombolas


-Movimento negro brasileiro


-O negro no processo constituinte (1987-8)


-A Lei 10.639/03;


-O negro no livro didático;.


-Políticas afirmativas;


6– METODOLOGIA



O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivo-dialogadas empregando

quadro negro, retro-projetor e slides em arquivos power point; Ao longo do

semestre, realizaremos seminários para apresentação de trabalhos de pesquisa; Os

alunos responderão exercícios sobre o conteúdo;
 

7- RECURSOS DE ENSINO

 Retroprojetor de slides, giz, vídeo, datashow, computador, lousa e piloto. 


 8- SISTEMA DE AVALIAÇÃO


9– CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

1 - Apresentação da ementa e comentários sobre a bibliografia.

2 - As fontes;

3 - O quadro geográfico e suas influências.

4 - História dos primeiros reinos africanos.

5 - História dos primeiros reinos africanos.

6 - A diáspora.

7 - O processo de independência dos Estados africanos;

8 - Análise de texto.

9 - Revisão.

10 - Prova.

11 - Comunidades quilombolas.

12 - O movimento negro brasileiro.

13 - Cultura afro-brasileira.

15 - Seminário.

16 - Seminário.

17 - Seminário.

18 - Prova.


10– AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática com o

objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno, em relação à

programação curricular. Os alunos deverão prestar duas provas e apresentar um

trabalho em forma de seminário.


11 – REFERÊNCIAS



11.1. BÁSICAS

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo. Quilombolas: tradições e cultura de resistência. São

Paulo: Aori comunicação, 2006.

COSTA e SILVA, Alberto. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de

Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

A manilha e o libambo: a África e a escravidão de 1500-1700. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 2002.

Um rio chamado Atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro:

Nova Fronteira, 2003.

DEL PRIORE, Mary & VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história

da África. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

GIORDANI, Mário Curtis. História da África: anterior aos descobrimentos. 4. ed.

Petrópolis: Vozes, 1985.

MARTINEZ, Paulo. África e Brasil: uma ponte sobre o Atlântico. São Paulo: Moderna,

1992.

MATTOS, Rejane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto,

2007.

HERNANDEZ, Leila. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005.

VISENTINI, Paulo G. Fagundes; RIBEIRO, Luiz Dário Teixeira; PEREIRA, Analúcia

Danilevicz. [Orgs.]. Breve História da África. Porto Alegre: Leitura XXI, 2007.


11.2. COMPLEMENTARES

ALBERTI, Verena; PEREIRA, Amilcar Araujo. [Orgs.]. Histórias do movimento negro

no Brasil: depoimentos ao CPDOC. Rio de Janeiro: Pallas; CPDOC-FGV, 2007.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares para o Ensino

Médio. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/secad>. Acesso em: 20-04-2007.

GONÇALVES, Luiz Alberto & SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O Movimento

Negro e a Educação. In: Revista Brasileira de Educação. Set/out/Nov/Dez. 2000. Nº

15.

LAUREANO, Marisa Antunes. O Ensino de História da África. In: Ciências & Letras. N.

1 (ago. 1979). Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense. 2008.

MAGGIE, Yvonne. A escola no seu ambiente: políticas públicas e seus impactos.

Relatório parcial de pesquisa (julho de 2004 – maio de 2005). Rio de Janeiro:

Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro/Fundação

Ford/Faperj/ CNPq, 2006.

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto,

2007.

MUNANGA, Kabengele & GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo:

Global, 2006.

A importância da história da África e do negro na escola brasileira. Palestra de

Abertura do Curso: “Diversidade e Educação: o desafio para construção de uma

escola democrática”. Mauá/SP: NEINB, 2004.

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